Palmas adere ao Programa Cidade Amiga do Idoso e fortalece políticas públicas para o envelhecimento saudável

©Divulgação
A prefeita Cínthia Ribeiro sancionou nesta segunda-feira, 1º de outubro, a Lei nº 2.403 que institui em Palmas o Programa Cidade Amiga do Idoso, com objetivo de incentivar medidas para um envelhecimento saudável e aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa. A Lei já está em vigor e é originária do Projeto de Lei de nº 155/2017.

O programa prevê o desenvolvimento, a valorização e os cuidados com ações nas áreas de acessibilidade, transporte, moradia, saúde, respeito e inclusão social, comunicação e informação, apoio comunitário, lazer, alimentação nutricional, inclusão no mercado de trabalho, educação e cultura e o incentivo à prática de artesanato e outras atividades afins.

“Estamos juntos para fazer construir uma cidade melhor e que garanta a qualidade de vida para nossos idosos, como já estamos fazendo a cada dia por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), o Parque da Pessoa Idosa, pelas ações do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi), dentre outras iniciativas”, destaca a prefeita.

A presidente do Comdipi, Simone Fontenelle, avalia como uma iniciativa louvável e destaca que a implementação do Programa Cidade Amiga do Idoso faz parte dos requisitos previstos pela Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), que faz parte da realidade de Palmas desde maio, quando o município aderiu à iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “O Ebapi prevê ações voltadas para as pessoas com mais de 60 anos e que estejam inscritas no Cadastro Único para programas do governo federal”, esclarece.

ASSECOM