Mulheres vão ocupar menos de 25% das cadeiras da Assembleia Legislativa

Confira a escolaridade, bens e cor declarada pelos candidatos eleitos para o próximo mandato. Renovação da bancada foi de apenas oito vagas.

Mulheres vão ocupar menos de 25% das vagas na Assembleia Legislativa do Tocantins ©Reprodução/TV Anhanguera 
A Assembleia Legislativa terá somente cinco vagas ocupadas por mulheres a partir de 2019. O número corresponde a apenas 20,8% do total de 24 cadeiras. Porém, houve um aumento de duas vagas em comparação com a eleição de 2014, quando somente três foram eleitas.

Atualmente, a assembleia tem quatro deputadas. Isso porque Solange Duailibe (PT) assubiu uma das vagas após a saída de Wanderlei Barbosa (PHS).

Analisamos também a escolaridade, bens e cor declarada pelos candidatos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Confira:

Escolaridade

Ao todo, 14 candidatos eleitos afirmaram que possuem curso superior completo. Sete possuem o ensino médio completo enquanto um declarou ter apenas o fundamental. Uma candidata informou ter superior incompleto.

Cor

Quanto a cor autodeclarada, 12 se consideram brancos. Por outro lado, 11 disseram ser pardos e apenas um se afirmou negro.

Bens declarados

O candidato que menos declarou bens à Justiça Eleitoral afirmou ter R$ 141.090,75. O que mais apresentou bens disse ter R$ 6.148.374,75.

Reeleição

Houve uma renovação de apenas oito cadeiras na Assembleia Legislativa. Ao todo, 16 deputados conseguiram se reeleger para mais quatro anos. Em 2014, 11 deputados foram reeleitos e 13 ocuparam o cargo pela primeira vez.



Por G1 Tocantins