Valor é referente ao abono salarial de 2016 que será pago até dezembro deste ano. Também já começaram os saques do benefício referentes ao ano de 2017; confira.
![]() |
| Prazo para sacar abono salarial termina em dezembro ©Reprodução/TV Anhanguera |
Mais de 10 mil pessoas ainda têm direito de sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) referente ao ano de 2016 no Tocantins. São mais de R$ 8 milhões disponíveis para saques até 28 de dezembro deste ano. O benefício é pago para quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e trabalhou pelo menos 30 dias em 2016.
A quantia a que cada trabalhador tem direito depende do tempo que trabalhou em 2016. O valor é calculado proporcionalmente. Assim, quem esteve empregado o ano todo recebe o equivalente a um salário mínimo. Por outro lado, quem trabalhou por apenas 30 dias tem direito a 1/12 do salário mínimo.
Como consultar
Os funcionários de empresas privadas são vinculados ao PIS e sacam o dinheiro na Caixa Econômica. É possível consultar o saldo pela internet, informando o número do PIS e uma senha, que pode ser cadastrada no momento da consulta.
Os funcionários públicos, por outro lado, são vinculados ao Pasep e recebem pelo Banco do Brasil. O saldo pode ser consultado em um aplicativo disponível para smartphones.
Abono salarial de 2017
Também já está sendo pago o abono salarial referente ao ano de 2017. O pagamento para quem nasceu no mês de outubro começou na semana passada.
O calendário começou a ser pago em julho para os nascidos naquele mês. Quem nasceu entre janeiro e junho vai receber em 2019. Os recursos de todos beneficiários ficam disponíveis até 28 de junho de 2019.
Por G1 Tocantins

