IVM inicia curso de NR-10 para eletricistas da Prefeitura de Palmas

©Divulgação
Vinte e seis servidores eletricistas que atuam direta ou indiretamente com reparação e instalação elétrica de baixa e média tensão estão recebendo qualificação em Normas Regulamentadoras 10 (NR-10) para que possam se adequar às normas de saúde e segurança do trabalho, exigidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O curso foi iniciado nesta segunda-feira, 22, e segue até a próxima sexta-feira, 26, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciências e Tecnologia (IVM).

Entre os participantes está o eletricista Lindomar Hipólito da Cruz, que trabalha na Prefeitura de Palmas há 20 anos, sendo oito anos como eletricista na Superintendência de Iluminação Pública da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Cruz diz que já havia feito esse curso antes, mas entende que é necessário está sempre se atualizando e, principalmente, vigilante aos riscos para evitar possíveis acidentes.
©Divulgação
Há 15 anos na área, o eletricista Elias Domingos Ribeiro, também acredita que é sempre bom renovar as qualificações. “Só temos a agradecer, porque está sendo de muita qualidade. Notamos que o instrutor tem muito conhecimento e confiança para transmitir, e se fazer entender diante da nossa necessidade”, disse, acrescentando que apesar de a equipe já ter um bom tempo de serviço na área, as qualificações acabam elevando a confiança de todos. “Por vezes deixamos de fazer uso desse conhecimento, e isso pode acarretar em descuidos. Por esse motivo, reciclar é importante, e aguardamos aí a possibilidade de novos cursos por meio do Instituto, que tem sempre nos atendido.”
©Divulgação
A qualificação é promovida pelo IVM - Escola de Governo de Palmas, tem carga horária de 40 horas, e está sendo ministrado por meio da empresa MB Segurança do Trabalho. O conteúdo específico do curso está sendo ministrado pelo engenheiro eletricista Joanne Lázaro Facundes, enquanto que os temas relacionados à segurança no trabalho serão discorridos pelo técnico em segurança do trabalho Ihago Gomes Madeira.

Outra turma de mais 26 servidores deverá receber qualificação em NR-10, em data ainda a ser agendada. A expectativa é que, ao concluir o curso, os participantes estejam aptos a conduzirem de forma segura as suas atividades, evitando os riscos e utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPCs) de forma correta, evitando possíveis acidentes de trabalho e priorizando, assim, sua vida e a dos colegas.

Servidor

Ao destacar que o IVM é a “Casa do Servidor”, a presidente do Instituto, Valéria Albino, disse que a intenção é cada vez mais atender o servidor da melhor maneira possível. “Nós nos preocupamos com cada um de vocês, e tenho a certeza que este curso será bastante produtivo. Aproveitem ao máximo e nos deem sugestões sobre as necessidades de vocês, que iremos ouvi-los.”

A diretora da EGP, Lédyce Nóbrega Porto, deu as boas-vindas aos participantes e disse que esse curso foi preparado para eles. “A segurança de todos é importante não só para a administração, mas também para nós. Nossa missão aqui é trazer qualificação, segurança e o crescimento do servidor”, enfatizou, lembrando reforçando que a intenção da EGP é sempre evoluir e crescer, e por isso, o feedback do servidor, por meio da avaliação, é sempre muito importante.

Já o superintendente de Iluminação Pública, Alessandro Rodrigues, agradeceu o IVM pelo momento de descontração ocorrido na semana passada em alusão ao Dia do Eletricista e lembrou que o assunto é mais sério. “Vamos tratar de segurança. A temática é importante, é um assunto que sempre devemos reforçar para não ficarmos estagnados. É importante estar atento para cuidar de si e do próximo.”

ASSECOM/IVM