![]() |
©Divulgação |
Todos os moradores da região Norte da Capital cadastrados na tarifa social de energia elétrica podem trocar suas lâmpadas incandescentes (luz amarela), ou fluorescentes por lâmpadas de Led, que são até 90% mais econômicas, nesta segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da 407 Norte, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A ação é fruto de parceria com Agência Nacional de Energia Elétrica (Energisa).
A moradora do setor, Conceição Alves, trocou cinco lâmpadas e ressaltou que agora vai economizar ainda mais. “Eu já pago a tarifa social, mas para todos nós qualquer desconto ajuda muito. Com essas novas lâmpadas eu poderei poupar a diferença para outra necessidade sem precisar pagar por essas novas”, disse.
Para a coordenadora do Cras 407 Norte, Silvânia Cristina, essas ações realizadas no Cras com a parceria da Energisa têm feito bastante diferença nas vidas das pessoas cadastradas no baixa renda. Ela explica ainda que aqueles que não são cadastradas podem fazê-lo na sede do Cras, retirar o Número de Inscrição Social (NIS) e receber este benefício. “Estamos esperando cerca de 300 pessoas para fazer as trocas e também se cadastrar no baixa renda de energia”, disse.
A coordenadora ressalta ainda que além das trocas de lâmpadas comuns por de Led, os clientes poderão tirar dúvidas sobre tarifa, composição da conta de luz, regulação do setor elétrico, extensão rural, desligamento programado, renegociar débitos, cadastro na tarifa social. Também haverá palestras sobre setor elétrico, economia de energia, segurança, direitos e deveres e bate-papo com a comunidade.
Vale lembrar que na quarta, 31, e quinta, 1º de novembro, a ação será no Cras Morada do Sol, região Sul da Capital.
Tarifa Social
De acordo com a Energisa, a Tarifa Social oferece desconto de até 65% na tarifa e é concedida para quem está no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, indígenas e quilombolas.
Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos – que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento necessite de aparelhos que demandem energia – ou ainda que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social também têm direito.
Quem atende a estes critérios deve procurar a Energisa e apresentar: Número de Identificação Social (NIS) atualizado ou Número do Benefício, além de documentos de identificação pessoal: RG e CPF, e ainda Número da Unidade Consumidora (UC).
Ligados
O projeto Ligados tem como objetivo integrar Energisa e comunidade em temas que fortaleçam a relação da empresa com seus clientes. Desde que assumiu a concessão do fornecimento de energia no Tocantins, em 2014, a Energisa vem investindo continuamente no aprimoramento de seus canais de comunicação, marcando presença em ações itinerantes, grandes eventos do calendário do Estado e mutirões de atendimento, sempre focando em atender bem o seu cliente.
ASSECOM