Banhistas dizem que praia das Arnos continua suja e com mau cheiro, mesmo após liberação

Praia ficou interditada por mais de 30 dias após uma lama preta aparecer na água. Prefeitura liberou a área após retirar o material, mas banhistas ainda reclamam da qualidade da água.

Mesmo liberada para banho, movimento na Praia das Arnos continua pequeno ©Bom Dia Tocantins

A praia das Arnos em Palmas está liberada para banho há mais de 10 dias, mas poucos banhistas têm frequentado o lugar. O baixo movimento prejudica os comerciantes. A área foi interditada no dia 14 de setembro após uma lama pretaaparecer na areia e no lago e provocar mau-cheiro. Um laudo apontou que o problema foi causado por esgoto doméstico.

Quem foi à praia nesse fim de semana reclamou que a água ainda está suja. "A água está muito suja, as crianças gostam de brincar e não dá para brincar muito na água", reclamou a manicure Márcia Cristina.

A comerciante Antônia Moreira disse que o comércio está tendo prejuízos e dá uma sugestão para atrair banhistas para a praia das Arnos. "Um showzinho, uma coisinha para chamar a atenção do povo. Trazer um evento para o povo voltar".
Banhistas reclamam da qualidade da água na praia das Arnos, em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O pecuarista Rubens Amaral levou a filha para tomar banho, mas desistiu. "A esperança é que chegasse aqui e ainda tivesse condições de tomar banho, eu trouxe a minha filha para a gente divertir, mas só pelo cheiro, a gente está repugnando".

A Prefeitura de Palmas informou que as boas condições da água do lago foram confirmadas por análises de laboratório por uma visita técnica da fiscalização ambiental da Fundação de Meio Ambiente. Destacou ainda que qualquer informação sobre lançamentos irregulares de esgoto pode ser repassada pelo telefone 0800 6464 156.

Entenda

A praia das Arnos foi liberada para banho no dia 18 deste mês após ficar mais de 30 dias interditada por causa de uma lama preta que apareceu na água. O problema foi denunciado por comerciantes que trabalham no local e reclamaram dos prejuízos com as vendas.

No dia 17 deste mês, a Prefeitura de Palmas divulgou o resultado da análise da água, o qual indicou que a lama era esgoto doméstico. Na época, o Naturatins disse que não foi possível identificar a fonte da contaminação para identificar possíveis culpados e prevenir o despejo de novos efluentes, mas disse que iria intensificar as ações de fiscalização na região, juntamente com a prefeitura.

Por TV Anhanguera