Transformador cai em cima de carro e acidente deixa mais de 4 mil casas sem energia

Motorista derrubou poste no setor Nova Fronteira, em Gurupi. Energisa informou que 99% dos clientes já tiveram a energia normalizada; 115 casas continuam sem luz.

Transformador caiu em cima de carro e motorista saiu ileso ©Bernardo Luiz/Divulgação 

O motorista de um carro derrubou um poste e deixou 4.840 casas sem energia elétrica na madrugada deste sábado (29). O acidente aconteceu por volta das 3h32, perto de uma empresa de ônibus e transporte, no setor Nova Fronteira em Gurupi. O transformado caiu em cima do carro, mas não atingiu motorista.

A PM não informou o que causou o acidente. O motorista estava consciente e foi socorrido pelos Bombeiros.

Nesta manhã, equipes da Energisa estavam no local e trabalhavam para resolver o problema. Segundo a empresa, 115 clientes ainda estão sem energia, mas que 99% tiveram a luz normalizada cinco minutos após a batida, por volta das 3h37. É que a concessionária manobra as cargas por outras fontes de alimentação. Isso é feito através de um sistema informatizado.

De janeiro a julho, mais de 250 postes foram derrubados. No ano passado, a Energisa disse que registrou 434 postes danificados em função de acidentes de trânsito.

O custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil, e deve ser pago pelo condutor responsável pela colisão. Quando um transformador é afetado, esse custo pode ultrapassar os R$ 10 mil.
Acidente aconteceu no setor Nova Fronteira em Gurupi ©Bernardo Luiz/Divulgação
A Energisa ainda informou que o custo de substituição não se resume aos postes derrubados, pois depois de trocar o poste é necessário que seja feita uma inspeção no trecho afetado para verificar a existência de alguma anomalia na rede consequente da colisão. Caso existam mais estruturas condenadas pela batida, o custo pode se elevar ainda mais.

A concessionária orienta que, caso tenha cabo rompido devido a colisão, a vítima deve permanecer dentro do veículo e pedir ajuda, comunicando o Corpo de Bombeiros e a Energisa do acidente pelo 0800 721 3330.


Por G1 Tocantins