©Rondinelli Ribeiro |
O Comitê de Governança de Tecnologia da Informação – CGTIC do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins realizou, na última terça-feira (18/09), a terceira reunião do ano para acompanhamento das ações da área de Tecnologia da Informação. A reunião foi presidida pelo presidente do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier, e contou com a presença do juiz auxiliar da presidência, Adriano Gomes, do diretor geral, Francisco Cardoso, e demais membros do Comitê designados pela Resolução TJTO nº 11/2016.
Na ocasião foi apresentado o acompanhamento de execução das metas do Plano Estratégico e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, aprovados no início do ano. Até o momento, mais de 70 % das ações propostas para o período de 2017 e 2018 foram executadas ou estão em andamento. Implantada há cerca de um mês, a Central de Serviços Service Desk foi uma das ações exitosas destacadas durante a reunião.
O Comitê de Governança de TIC é previsto na Resolução CNJ 211/2018 e foi instituído conforme resolução TJTO Nº 11, de 02 de Junho de 2016. O comitê é responsável pelo estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais, além da aprovação de planos de ações e orientação das iniciativas e dos investimentos tecnológicos no âmbito institucional.
Estratégia Nacional
A Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD), instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 211/2015, determina a realização de diagnósticos anuais para aferição do nível de cumprimentos das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas e, consequentemente, da evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC do Poder Judiciário.
Neste sentido, para avaliar o nível de maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário, o Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação elaborou no ano de 2016, com base em práticas de governança e de gestão previstas em leis, regulamentos, normas técnicas e modelos internacionais de boas práticas de governança e Gestão de TIC e o domínio de Infraestrutura de TIC.
Fonte: ASSECOM
Por: Davino Lima